Animais bem cuidados e Responsabilidade social

O leite produzido pela Laticínios Holandês é todo fornecido por pequenos produtores de Santa Catarina. Além de ser um trabalho de responsabilidade social, que ajuda a agricultura familiar da região, trata-se também de uma garantia do bem-estar dos animais e, portanto, da qualidade do produto.
A mão-de-obra da agricultura familiar é muito mais dedicada e humanizada, há uma relação de companheirismo entre homens e animais, de maneira tal que as vacas não sofrem estresse, o que poderia afetar a saúde dos animais e, consequentemente, do leite que tomamos. Trata-se de um animal muito sensível, que requer uma rotina e precisa se acostumar com seus tratadores. A retirada do leite deve ser feita sempre pela mesma pessoa, em um ambiente, além de muito higiênico, calmo e tranquilo.
Ao todo são 600 produtores de todo o estado, que são indicados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Governo do Estado. Após a seleção dos fornecedores, a Laticínios Holandês passa a acompanhá-los, investigando as dificuldades e vantagens de cada produtor, vendo o que se adapta melhor para cada fazenda, dando consultoria e orientação. O veterinário Luiz Carlos Simas Custódio, responsável técnico da empresa, acompanha todo o processo, desde a compra da vaca até os cuidados com a saúde do rebanho. Ele dá palestras sobre a qualidade do leite, higiene na ordenha, bem-estar animal, técnicas de manejo e responsabilidade ambiental (Sustentabilidade). Além disso, a Holandês faz cartilhas que ensinam aos produtores a forma mais correta de cuidar dos animais.
As vacas não recebem hormônios e nenhum outro tratamento que possa prejudicar a qualidade do leite Holandês. Além disso, todos os dias, em cada lote de leite que chega das fazendas são feitos exames que garantem a qualidade do produto.
O projeto da empresa é, no futuro, fabricar produtos totalmente orgânicos. Para isso, é incentivado que o produtor a trate os animais com produtos homeopáticos, que permitem uma redução de antibióticos e carrapaticidas.