Você sabe as diferenças entre o leite de caixa ou leite de saquinho? 

O Laticínios Holandês, fabricante do Leite Holandês,  apresenta agora uma série de diferenças entre o leite de caixinha e o leite de saquinho.

mitos e verdadesPor que o leite embalado em saquinho (pasteurizado) parece ser mais aguado?

A diferença entre os dois tipos de leite está em que ao leite UHT, aquele que vem embalado em caixas, é adicionada uma substância química chamada ESTABILIZANTE (neste caso é o citrato de sódio). Por este motivo, a gordura é distribuída de maneira uniforme, o que evita a formação de nata e a separação da gordura. Por isso, o leite embalado em caixa é mais viscoso. A vantagem é que o leite embalado em saquinho não possui este aditivo químico.

Qual é melhor: o leite de caixa ou de saquinho?

O leite de saquinho conserva mais os nutrientes, já que o processo pelo qual passa na indústria é mais suave. O leite UHT, embalado em caixa é processado em temperaturas muito maiores apesar do tempo do processo ser muito mais curto.

É necessário ferver o leite de saquinho?

Isto não é necessário. O leite pasteurizado já recebe o tratamento térmico necessário na indústria. Este processo, que o leite de saquinho recebe elimina todos os germes que podem causar doenças.

Por que é necessário refrigerar o leite pasteurizado?

Para evitar que estrague mais rapidamente.  Algumas bactérias, mesmo passando pelo processo de  pasteurização, sobrevivem, apesar de não fazerem mal à saúde vão deteriorando o leite.

O leite embalado em caixa é mais seguro?

Não. A diferença está unicamente no tempo de vida útil. O processamento do leite tipo UHT é mais rigoroso, eliminando todos os microrganismos, tanto os patogênicos como os deteriorantes. Por este motivo o tempo de validade é de quatro meses, bem maior que o leite de saquinho. A validade do leite embalado em saquinho é de três dias, já que o processamento é mais suave. Este processo mata todos os microrganismos patogênicos (que podem causar doenças ao ser humano), no entanto, não elimina todos os microrganismos deteriorantes. (que são os que estragam o produto diminuindo o seu prazo de validade).